Processo de revisão
O Plano Diretor é uma Lei que tem como foco o direcionamento do desenvolvimento urbano de todo o território municipal. Possui vinculação com a Constituição Federal, por meio dos artigos 182 e 183, que tratam da política de desenvolvimento urbano, regulamentados pelo Estatuto da Cidade, Lei Federal nº 10.257/2001.
Conforme os artigos 39º e 40º do Estatuto da Cidade, o Plano Diretor é “o instrumento básico da política de desenvolvimento e expansão urbana”. É ele quem deve promover o diálogo entre os aspectos físicos/territoriais e os objetivos sociais, econômicos e ambientais que temos para a cidade. Sua elaboração segue um conjunto de normas, dentre elas, a que determina a participação popular como ferramenta fundamental para sua realização.
Abaixo estão especificadas as etapas da revisão do Plano Diretor e o mapa da divisão territorial administrativa de Belém, com a especificação dos bairros e distritos que compõem cada território da cidade, onde o processo de participação acontece.
CORRESPONDENCIA ENTRE AS ETAPAS DAS METODOLOGIA E DO PROCESSO DE PARTICIPAÇÃO SOCIAL
Participe dos encontros presenciais
Para participar dos encontros presenciais, fique de olho na agenda de eventos divulgada aqui no site e verifique as datas das oficinas em seu distrito. Mas atenção, os eventos têm capacidade limitada, você precisará se inscrever no link que será divulgado a partir de sete dias antes da ocorrência das oficinas.
Interaja com transmissões ao vivo
Nos eventos presenciais que tiverem transmissões ao vivo, você poderá acompanhar as reuniões aqui na plataforma e enviar seus comentários, sugestões e propostas, as quais serão sistematizadas pela Comissão de Revisão. Clique no evento desejado e, ao abrir o calendário, clique no Link Transmissão PARTICIPAÇÃO COM ENVIO DE PROPOSTAS. Os vídeos ficarão disponíveis neste espaço e podem receber contribuições de acordo com o calendário de cada etapa.
Ajude a construir o Plano Diretor
Você também pode enviar colaborações diretamente aos documentos gerados nas etapas de revisão do Plano Diretor, nos seguintes momentos:
- Contribuições para a Etapa de Leitura do Território – As propostas podem ser encaminhadas por bairro, por distrito, ou para um endereço específico e comporão um Mapa Colaborativo de leitura do território, indicando as demandas da sociedade para a Revisão do Plano Diretor;
- Na Etapa de Consultas Públicas – serão colocados em consulta documentos referentes às propostas resultantes do cruzamento de informações da etapa anterior (leitura do território), com base nas análises técnicas referentes às contribuições da sociedade no Mapa Colaborativo, oficinas participativas de leitura do território e leitura técnica do território, sistematizadas em um documento base de proposições para a Revisão do Plano Diretor. Você poderá acessar, os referidos documentos, à medida que forem liberados para consulta, e enviar sua manifestação, durante um período de 30 dias;
- Na Etapa de Contribuições à Minuta do Projeto de Lei de Revisão do Plano Diretor – Para enviar manifestações acerca da minuta do Projeto de Lei basta clicar no link de acesso e cadastrar a sua contribuição.
Em conformidade com a etapa do processo em vigência, os momentos de participação on line serão divulgados na agenda de eventos constante aqui no site. É rápido e fácil, não deixe de participar.
Realize Eventos Autogestionados
Identificação da Instituição
1. Título do evento
2. Descrição do evento
3. Período de realização
4. Local de realização
Identificação e documentos de validação da Organização:
1. Nome ou razão social
2. Descrição da atividade principal
3. Cartão CNPJ ou CPF do responsável principal
4. Ata da assembleia de eleição da atual diretoria.
Documentos de validação dos Eventos:
1. Comprovação de ampla divulgação do evento (Card de divulgação em redes sociais, cartazes, folders e outros)
2. Programação do evento (temas/ convidados)
3. Lista de participantes (com CPF/ Nome completo/ Assinatura)
4. Relatório final do evento (com propostas sistematizadas)
5. Relatório fotográfico do evento
As entidades e representações sociais poderão promover eventos (seminários, webnários ou oficinas) para isso estas devem acessar os critérios de participação e colocar os dados sobre o evento que deseja promover encaminhando para o e-mail planodiretorbelem2008.revisao@gmail.com. É importante que você ofereça o máximo de informações, com a antecedência de até 20 dias para divulgação na agenda oficial.
Cartilha
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.
Produtos
Contrary to popular belief, Lorem Ipsum is not simply random text. It has roots in a piece of classical Latin literature from 45 BC, making it over 2000 years old. Richard McClintock, a Latin professor at Hampden-Sydney College in Virginia, looked up one of the more obscure Latin words, consectetur, from a Lorem Ipsum passage, and going through the cites of the word in classical literature, discovered the undoubtable source. Lorem Ipsum comes from sections 1.10.32 and 1.10.33 of “de Finibus Bonorum et Malorum” (The Extremes of Good and Evil) by Cicero, written in 45 BC. This book is a treatise on the theory of ethics, very popular during the Renaissance. The first line of Lorem Ipsum, “Lorem ipsum dolor sit amet..”, comes from a line in section 1.10.32.
The standard chunk of Lorem Ipsum used since the 1500s is reproduced below for those interested. Sections 1.10.32 and 1.10.33 from “de Finibus Bonorum et Malorum” by Cicero are also reproduced in their exact original form, accompanied by English versions from the 1914 translation by H. Rackham.
Produto 01
Produto 02
Produto 03
Produto 04
Produto 05
Apresentações
Metodologia para Revisão do Plano Diretor
Mapas dos Distritos
Fotos
Marcos Legais
Você pode consultar as legislações urbanísticas vigentes no Município de Belém que tratam das matérias de meio-ambiente e urbanismo no link abaixo
Introdução: Revisão do Plano Diretor do Município de Belém
O presente trabalho correspondente ao PRODUTO 01 do contrato nº 19 – 2023 firmado entre a FUNDAÇÃO DE AMPARO E DESENVOLVIMENTO DA PESQUISA – FADESP e a Prefeitura Municipal de Belém, através da Secretaria Municipal de Coordenação Geral do Planejamento e Gestão – SEGEP, como parte da elaboração de subsídios técnicos e analíticos para a revisão do Plano Diretor do Município de Belém (Lei nº 8.655/2008).
O Produto 01 apresenta uma análise do conteúdo da Lei nº 8.655/2008, que institui o Plano Diretor do Município de Belém (a partir daqui referida como PDB 2008) e demais leis urbanísticas e ambientais pertinentes e que apresentam relação direta com o conteúdo e implementação desta lei.
Continue lendo
A necessidade de revisão dos planos diretores a cada 10 anos é um dos dispositivos da Lei nº 10.257/2001 (Lei do Estatuto da Cidade). Tendo em consideração que a própria lei do PDB 2008 em seus artigos de 216 a 218 reafirma o prazo e o estabelecimento da relação entre a revisão coordenada tecnicamente pela SEGEP e a discussão com a sociedade conforme convocação do Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano (CDU), este primeiro produto deverá ser considerado como referência primeira para os demais produtos definidos no contrato com a FADESP.
O documento está estruturado em oito seções após a introdução, a primeira refere-se a antecedentes da aprovação da Lei do PDB 2008, resgata questões ligadas ao Plano Diretor de 1993, sua revisão. Especifica-se nesta que o PD 2008 é composto por títulos dedicados a Políticas públicas, ordenamento territorial e índices urbanísticos. De fato, o plano tem como característica fazer as vezes de uma Lei de Controle de Uso e Ocupação do solo, o que justifica neste relatório o resgate feito acerca do percurso da legislação urbanística de Belém na sessão seguinte. Diferente de Planos Diretores estabelecidos após a Constituição Federal de 1988 em que são estabelecidas macro diretrizes, o PDB 2008 apresenta os instrumentos obrigatórios do conteúdo estabelecido pelo Estatuto da Cidade e uma série de índices urbanísticos que comumente são estabelecidos em legislação complementar. Já aqui é importante ressaltar que a Legislação de Controle Urbanístico implementada em 1999 não foi totalmente revogada pelo PDB 2008, o que vem resultando em dificuldades para a gestão urbanística e para a implementação dos instrumentos previstos na legislação federal. Para os propósitos de análise do PDB 2008, é dada ênfase em seus dispositivos de ordenamento territorial iniciando por considerações sobre a divisão territorial de Belém e na sequência a sobre a implementação de parâmetros urbanísticos constantes no PDB 2008 conforme os usos habitacionais, comércio, serviços e industriais.
Para que seja possível criar uma perspectiva maior do período de validade do PDB 2008, a seção seguinte do relatório busca analisar a legislação posterior a 2008, subdividida em alterações feitas a Lei do PD, as leis ambientais que possam ser relacionadas com o PD, leis de assuntos urbanísticos e por último, leis ligadas a políticas setoriais que estão relacionadas com os objetivos e metas de políticas estabelecidas no PDB 2008. Por fim, são traçadas perspectivas a partir deste relatório como subsídio para a revisão do PDB 2008.
Veja as contribuições das oficinas distritais
Contribuições das Oficinas Distritais
O Plano Diretor é o principal instrumento de orientação do processo de planejamento e gestão do território municipal em sua totalidade, o que implica no aprimoramento contínuo do conjunto de instrumentos e capacidades institucionais da municipalidade para lidar com o acúmulo de questões herdadas ao longo do tempo, e as perspectivas e desafios impostos pelo imperativo de um novo pacto pelo desenvolvimento urbano sustentável e socialmente mais justo.
O processo de revisão, coordenado pela SEGEP e pelo Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano (CDU), e apoiado tecnicamente pela equipe da FADESP, deve, necessariamente, ser promovido de forma participativa e transparente e deve considerar a base legal nacional que dispõe sobre a implementação de dispositivos da Constituição Federal de uma política de desenvolvimento urbano de modo a consolidar e aprimorar as ferramentas jurídicas, de planejamento, gestão, avaliação e controle social da gestão municipal de Belém.
Continue lendo
Como ponto de partida para o aprimoramento da Política de Desenvolvimento Urbano, bem como do processo de Planejamento e Gestão do território do município de Belém,
considera-se como objetivos centrais:
- a) Promover a redução das desigualdades sócio espaciais;
- b) Promover a melhora da qualidade de vida e de acesso às oportunidades locacionais; e
- c) Construir estratégias visando a transição ecológica e climática.
Tais objetivos centrais são resultantes da constatação de que o município de Belém, historicamente a política urbana e seus instrumentos de gestão, como é o caso do Plano
Diretor, foram ajustados para tratar de apenas uma parte da cidade: a cidade consolidada, formal e disputada pelo mercado, e, como resultado, observa-se uma prática de planejamento e gestão urbana orientada pelo e para o avanço da incorporação e conversão da terra e ampliação dos ganhos a partir do processo de produção imobiliária. Nestes termos, para o poder público lidar com a especulação da terra e da localização e a captura da valorização imobiliária gerada por investimentos públicos é preciso promover o aprimoramento do zoneamento e dos parâmetros de uso e ocupação do solo no âmbito do município, e que devem ser organizados de modo multisetorial e multiescalar.
Daí decorre também a necessidade de se reafirmar a indissociabilidade do contexto “urbano e rural”, de modo a considerar e potencializar as singulares características sócio territoriais de Belém, mas também de, necessariamente, assimilar o contexto metropolitano como
estruturantes na lógica de organização do ordenamento territorial de Belém.
Manter os termos de planejamento voltado para a cidade consolidada, significa desvalorizar e coibir manifestação que não se enquadram nesse escopo, atitude que segue na contramão do conhecimento acumulado sobre as crises desencadeada pela lógica hegemônica de acumulação, em especial no que se refere à crise climática.
A elaboração deste diagnóstico contou com a participação de um grupo de técnicos da PMB designado para o acompanhamento, prestação de informações e aprofundamentos teóricos acerca do instrumento do Plano Diretor. As informações solicitadas em cada reunião semanal foram, na medida do possível, encaminhadas à consultoria Constatada a ausência de dados, ou dificuldades para que as informações existentes nos órgãos da prefeitura, a consultoria viabilizou informações buscando em outras fontes de forma que pudesse complementar o que é exposto neste relatório (ver apêndice metodológico para detalhes das fontes utilizadas, tanto da PMB como de outras instituições).
A atenção à participação popular, fundamental para a revisão do PD 2008, demandou uma série de ações junto à comunidade. Para tal, houve no período de abril a junho de 2024 dez oficinas de participação popular nos Distritos administrativos do município e mais nas ilhas de Cotijuba e Combu. Nas ocasiões foram discutidos eixos temáticos por Distrito Administrativo, além de ter sido disponibilizado um sistema de consulta pública por meio da web. Os eixos de participação foram (ver apêndice):
- Economia, desenvolvimento sustentável e inclusão social
- Regularização fundiária e equidade socioterritorial
- Ordenamento territorial e usos do solo
- Transporte e mobilidade urbana
- Meio ambiente, saneamento e mudanças climáticas
- Preservação do patrimônio histórico e cultural
Como forma de dar sentido ao que foi estabelecido na introdução deste documento, é
importante destacar que não se trata de uma abordagem individualizada de em cada um dos eixos, há transversalidades importantes para maior articulação na concepção de proposições a serem inseridas no próximo Plano Diretor. A partir da estrutura proposta há correlações entre os eixos e o diagnóstico de temas que consideramos fundamentais, tais como: a diminuição da vegetação no território municipal, a sobrecarga de infraestrutura, limitações na arrecadação municipal. Logo, este diagnóstico para fins de revisão do PD 2008 está estruturado em 5 sessões a saber:
- Caracterização socioeconômica municipal contendo informações do município de
Belém, assim como sua presença na Região Metropolitana de Belém, tanto em seus aspectos demográficos e econômicos, além de uma primeira caracterização espacial, 2. Mobilidade e ordenamento territorial em que é tratada a mobilidade e sua correlação com o quadro de usos do solo, densidade da massa edificada, com foco em dois aspectos considerados fundamentais: centralidades urbanas e efeitos da verticalização como principal tipologia ligada a mudanças nas densidades populacionais e construtivas decorrentes do regramento da Lei Complementar de Controle Urbanística de 1999 e de dispositivos do PDB 2008, com destaque para o zoneamento de usos e ocupação, tanto na dimensão macro, como do zoneamento ordinário.
- Habitação de interesse social, enquanto tema de fundamental importância, haja vista a existência de déficit habitacional no município e a ocorrência de políticas habitacionais federais de porte no período 2008 a 2024. Para melhor entendimento da problemática habitacional, é necessário dispor de um panorama metropolitano, uma vez que a existência de grande um contingente populacional moradores de conjuntos habitacionais construídos nos demais municípios metropolitanos depende da concentração de empregos principalmente em Belém e Ananindeua. Neste item faz-se referência ainda a Zonas Especiais de Interesse Social constantes no PDB 2008 para que sejam avaliadas as inserções de conjuntos no município, tante decorrentes do Programa MInha Casa Minha Vida como do Programa de Aceleração do Crescimento em sua modalidade Urbanização de Assentamentos Precários.
- Territórios protegidos, tendo como referência as zonas especiais do PD 2008, tratadas no relatório 1, referentes a preservação do Patrimônio cultural e natural, neste eixo são reunidas informações sobre resultados das políticas de preservação a partir do exame de cartografia de áreas específicas do território municipal.
- Potencial de contribuição do Plano Diretor para a resiliência e adaptação climática consiste da sistematização de informações relacionadas a condições infraestruturais e a mudanças no território (hipsometria, microclima) quanto a suscetibilidade a inundações, riscos geológicos em meio a informações de bacias hidrográficas (capilaridade, cobertura vegetal, etc).
- Subsídios das oficinas de leitura da cidade, como forma de relacionar a leitura técnica indicada no relatório, há uma análise de indicações feitas nas oficinas de leitura da cidade ocorrida entre março e junho de 2024. Nas oficinas utilizou-se a metodologia F.O.F.A., acronismo para Forças, Oportunidades, Fraquezas e Ameaças. Em cada oficina, os participantes divididos em grupos por eixo temáticos e subsidiados por um texto motivador e cartografia, previamente do conhecimento dos membros da equipe técnica que trabalharam como facilitadores, propunham questões para discussão que se encaixassem no que é pedido na metodologia. O resultado destas oficinas foi sistematizado e consta deste relatório.
A cartografia elaborada neste diagnóstico, além de constar neste volume, foi organizada em um “Atlas de mapas temáticos” cuja identificação consta dos títulos daqueles inseridos neste volume. A partir do que foi elaborado, o uso de técnicas de geoprocessamento permite a criação de novos mapas, o que poderá ser feito na sequência do processo de revisão do PD. Além disso, este volume possui três apêndices, a saber: 1. Notas metodológicas sobre a confecção da cartografia, fontes de dados utilizados e explicações dos processamentos estatísticos realizados. 2. Planilha de análise da aplicação de instrumentos urbanísticos do PD 2008 e 3. Resultados das oficinas de leitura da cidade realizadas de abril a junho de 2024 e que foram sistematizadas enquanto subsídios para a revisão do PD 2008.
Webnários
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum dolore eu fugiat nulla pariatur. Excepteur sint occaecat cupidatat non proident, sunt in culpa qui officia deserunt mollit anim id est laborum.
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum dolore eu fugiat nulla pariatur. Excepteur sint occaecat cupidatat non proident, sunt in culpa qui officia deserunt mollit anim id est laborum.
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum dolore eu fugiat nulla pariatur. Excepteur sint occaecat cupidatat non proident, sunt in culpa qui officia deserunt mollit anim id est laborum..
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.