Prefeitura de Belém realiza seminário temática na busca da revisão do Plano Diretor da Cidade

O seminário temático do Plano Diretor de Belém (PDB) foi realizado nesta quarta-feira, 3, pela Prefeitura de Belém, no auditório da Universidade da Amazônia (Unama), com o objetivo de reunir representantes da da gestão, das instituições de ensino superior e pesquisa e dos órgãos fiscalizados para realizar para finalizar a primeira etapa do processo de revisão chamada de leitura do território, que consiste em identificar as demandas de cada distrito de Belém. 

Nesta etapa, a Prefeitura visa debater com a sociedade os principais temas a serem abordados na revisão do Plano Diretor Municipal, proporcionando, de forma coletiva, o entendimento das principais questões e atores que envolvem o planejamento municipal no que diz respeito ao urbanismo e bem estar na cidade e região rural da capital paraense. 

Os condutores do plano nesta fase apresentam possíveis soluções para as demandas apresentadas no processo que ouviu a população de Belém, por meio de plenárias, sobre diversas temáticas como economia, desenvolvimento sustentável, inclusão social, regularização fundiária, equidade socioterritorial, habitação social, uso do solo, ordenamento territorial, mobilidade urbana, meio ambiente, saneamento e mudanças climáticas, entre outros.

“Estamos buscando entender quais são os aspectos principais que facilitam ou prejudicam o dia a dia da população. Em cada território, a gente teve a possibilidade de enxergar através do olhar da população quais são os problemas dentro daquele território. Então isso foi um exercício para a nossa equipe técnica”, explicou sobre a etapa que o Plano Diretor se encontra a coordenadora Alice Rodrigues.

De acordo com o vice-prefeito de Belém, Edilson Moura, que abriu o evento, “falar em Plano Diretor não significa apenas delimitar a altura dos prédios e espaços da cidade. Falar em Plano Diretor significa estabelecer qualidade de vida para as pessoas que moram em um determinado local e a gente tem que pensar o espaço para todas as pessoas e isso é o Plano Diretor que define”. 

A próxima etapa na construção da revisão do Plano Diretor de Belém deve sistematizar as demandas apresentadas pela população em um documento-base que também terá dados de órgãos oficiais e deverá será validado por meio de consulta pública nos distritos de Belém.
 

Texto:

Fabricio Lopes