Conselheiros do CDU aprovam metodologia para mudanças no Plano Diretor de Belém

• O prefeito de Belém, Zenaldo Coutinho, e o presidente da Codem, Danilo Soares, aprovaram a metodologia e cronograma do Plano Diretor

O Conselho de Desenvolvimento Urbano (CDU) promoveu a sétima reunião ordinária da entidade, na tarde de terça-feira, 3, no auditório da Companhia de Desenvolvimento e Administração da Área Metropolitana de Belém (Codem). Na pauta foi discutida a aprovação da ata da décima reunião extraordinária, a aprovação da metodologia e cronograma para o processo do Plano Diretor de Belém (PDB) e a aprovação do calendário do CDU para o próximo ano.

Depois de aprovar a ata da reunião anterior, o Conselho assistiu à apresentação de Ana Cristina Kaliff, urbanista da Codem, que expôs a metodologia do PDB. Foram apresentadas quatro áreas de ação de planejamento, explicou Ana Cristina.

“A institucionalização do processo, a capacitação da equipe do poder público municipal, o olhar da comunidade para a cidade e depois encaminhar as perguntas paras os eixos temáticos, como saneamento, mobilidade urbana e patrimônio histórico”, detalhou Ana Cristina.

Cronograma – Após a aprovação da metodologia e cronograma do Plano Diretor, o debate foi aberto para sugestões. O prefeito de Belém, Zenaldo Coutinho, presidente do CDU, comentou sobre a aprovação. “O cronograma de revisão foi aprovado e a metodologia de consulta popular ainda será detalhada e com a contribuição dos conselheiros”, disse o prefeito.

Depois da mesa de sugestões, os conselheiros aprovaram o calendário do CDU de 2020, que se inicia no mês de fevereiro.