Conselho de Desenvolvimento Urbano apresenta propostas de temas para o segundo semestre

• A reunião também apresentou sugestões para a reavaliação das Câmaras Técnicas, discutindo as suas atribuições, composições, além da eleição de coordenadores e secretários de cada uma.

Em reunião extraordinária realizada na tarde desta terça-feira, 02, no Palácio Antônio Lemos, membros do Conselho de Desenvolvimento Urbano (CDU) se reuniram para apresentar propostas de temas para as pautas do Conselho até o final do ano e propostas de reavaliação das Câmaras Técnicas.

Foram apresentados temas que devem ser pautas na sequência de reuniões do segundo semestre deste ano, com a retomada dos encontros que deve ser a partir do dia 06 de agosto.

Entre as propostas apresentadas estão a revisão do Plano Diretor de Belém, a composição do CDU e a apresentação de dados demográficos e econômicos da cidade de Belém, proposta da Secretaria Municipal de Economia (Secon).

Danilo Soares, presidente da Companhia de Desenvolvimento e Administração da Área Metropolitana de Belém (Codem) e conselheiro do CDU, destacou que o site do anuário, lançado na última semana pela Prefeitura de Belém, pode ser uma fonte de informação. “Estamos buscando soluções para a implantação e concepção do sistema de informações de Belém. Com os dados condensados no site do anuário já ajudará essa demanda”, pontuou.

A reunião também apresentou sugestões para a reavaliação das Câmaras Técnicas, discutindo as suas atribuições, composições, além da eleição de coordenadores e secretários de cada uma. “Fizemos um pequeno acréscimo nas atribuições da câmara setorial e elegemos os coordenadores e secretários das três câmaras”, explicou a titular da Secretaria Municipal de Urbanismo (Seurb) e conselheira do CDU, Annete Klautau.

As Câmaras Técnicas Setoriais são três: a de Análise Normativa e Legislação, a Técnica de Empreendimento e Operações e a Técnica de Estudo e Monitoramento do Plano Diretor de Belém.

CDU – O CDU é composto por representantes dos poderes executivo e legislativo e da sociedade civil. Dentre as atribuições do CDU estão a fiscalização do cumprimento das diretrizes da Política Municipal de Desenvolvimento Urbano e a gestão do Fundo Municipal de Desenvolvimento Urbano.