CDU apresenta cronograma do processo de revisão do Plano Diretor

• O CDU se reuniu nesta terça-feira, 3, no Gabinete do Prefeito, em Nazaré, para a quinta reunião ordinária da entidade

Membros do Conselho de Desenvolvimento Urbano (CDU), entidade formada por representantes da Prefeitura de Belém e da sociedade civil, se reuniram nesta terça-feira, 3, no Gabinete do Prefeito, no bairro de Nazaré, para a quinta reunião ordinária da entidade.

Na pauta, a avaliação da reunião pública realizada no mês de junho e a apresentação do cronograma para a continuidade do processo de revisão do Plano Diretor Urbano de Belém. “O processo de revisão foi dividido em seis fases preparatórias, como os estudos e pesquisas durante o primeiro semestre e o restante das fases nos próximos meses“, explicou Semírames Silva, assessora técnica da Secretaria de Coordenação Geral do Planejamento e Gestão (Segep).

Serão realizados seminários técnicos de revisão do Plano Diretor nas sextas-feiras do mês de setembro.

Outra pauta debatida durante a reunião foi a apresentação da resolução para a criação das câmaras técnicas. O prefeito de Belém e presidente do CDU, Zenaldo Coutinho, ressaltou a importância dos debates sobre as câmaras técnicas. “As câmaras técnicas têm um papel definidor no plenário. É importante a participação dos órgãos e da sociedade civil nesses debates. Quanto maior a participação, melhor o resultado de trabalho”, destacou.

CDU – O conselho é formado por representantes da sociedade civil e dos poderes executivo e legislativo do município de Belém. Dentre as atribuições do CDU estão a fiscalização do cumprimento das diretrizes da Política Municipal de Desenvolvimento Urbano e a gestão do Fundo Municipal de Desenvolvimento Urbano.

Os atuais membros do CDU são responsáveis por acompanhar os resultados da evolução urbana da capital paraense e deliberar sobre o processo de elaboração, revisão e regulamentação do Plano Diretor do Município de Belém e outras legislações urbanísticas.